Friday, April 14, 2006

Grande craques do passado - Futre



O Craque de hoje chama-se Paulo Futre.Estrela dos anos 80 e 90,foi um dos primeiros Portugueses a dar o salto para a europa ,numa altura em que um senhor chamado Jean Marc Bosman ainda não tinha aparecido na costa.Mas já lá vamos...
A margem sul do tejo sempre foi um fértil viveiro de bons jogadores para o futebol português.O eixo Barreiro - Setubal, assim de repente ,deu á costa ,jogadores do calibre de José Augusto,Carlos Manuel,Manuel Fernandes,Octávio Machado e outros tantos.Paulo Futre também foi um produto da margem sul,nomeadamente do Montijo ,zona mais pobre futebolisticamente.
A sua formação ocorreu no Sporting.Rapidamente deu o salto para a primeira equipa.Extremo direito,muito rápido,com grande técnica e com um remate muito forte, a imagem mais forte que retenho dele como jogador é a sua determinação e vontade de ganhar.Aquilo que hoje em dia se chama a "raça".
Na altura o Sporting era muito instável e aproveitou um esquema que havia na altura para se desvincular, que era alegar não ter "condições psicológicas".Tudo armado por Pinto da Costa que o foi buscar.
Foi provavelmente a melhor altura da sua carreira.Duas vezes campeão nacional e uma vez campeão europeu,o seu unico titulo europeu de clubes.
De referir que em 86 apesar da sua juventude,foi um dos convocados para o México 86,em que as guerras entre clubes impediram o sucesso da selecção,no regresso de Portugal ao Campeonato Mundial ,20 anos do Inglaterra 66.Foi esta a sua unica presença em grandes competições.
Após a conquista da Taça dos Campeões Europeus ( assim era chamada na altura a Liga dos campeões ..) em 87 ao serviço do Porto,surge no caminho de Futre Jesus Gil y Gil e o Atlético de Madrid.
Gil y Gil era o tipico pato bravo ,que tinha feito a sua fortuna urbanizando Marbella e a Andaluzia.Mas em Madrid não lhe passavam cartão.Então para ter acesso á alta sociedade,concorreu à presidência do Atlético de Madrid.Como trunfo eleitoral,apresentou Paulo Futre ,então uma estrela em ascensão.E não é que ganhou?
A passagem de Futre por Madrid foi agridoce.Muitos jogos e golos,uma das principais estrelas da Liga,adorado pelos fãs.Mas na altura o glamour estava em Itália,o Atlético era uma equipa pouco competitiva ,os conflitos constantes com Gil deixaram-no arredado dos titulos - apenas 2 Taças do rei em 6 anos -.....Tudo junto,precipitou o seu regresso a Portugal em 92/93, nomeadamente ao Benfica,tornando-se um dos poucos jogadores a representar os três grandes.Futre apenas teve meia época na luz,sendo mesmo assim decisivo para a
conquista de uma taça de Portugal por 5-2 contra o Boavista, com 2 golos e 1 assistência na referida final.
Na altura , as finanças da Luz não estavam famosas e Futre teve de ser vendido,para o
Olympique de Marselha,novamente para se deparar com um presidente-empresário-politico
louco,Bernard Tapie.As lesões começaram a assolar Futre e rapidamente foi vendido á Reggiana ,equipa do fundo da tabela da Itália.No primeiro jogo,um golo.E na mesma jogada,uma lesão gravissima.Foi o unico jogo que fez pela Reggiana.A partir
dai,episódicas aparições ,pelo Milan,West Ham,Yokohama Fluglels do Japão.Mas a sua carreira estava acabada.
A idéia que dá de Futre é que podia ter ido ainda mais longe,quem sabe ainda mais longe que Figo,sem duvida o jogador português com mais sucesso de todos os tempos .
Hoje é Director do Atlético de Madrid e responsável pelo Scouting do Milan para a Penisula Ibérica e a América latina.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home